3 tendências do programa de fidelidade em hotéis que você deve conhecer!

Em mercados e ambientes de extrema competitividade, ter um programa de fidelidade é uma forma de aumentar as chances de que aquele cliente que você já conquistou não migre para a concorrência, mas não é só isso. Em certos casos, programas de fidelidade conseguem realmente conquistar a fidelidade do consumidor de forma que ele faça questão de compartilhar o programa com amigos e familiares.

Se você faz compra em um supermercado que usa o registro de suas compras anteriores para fornecer descontos, por exemplo, e um amigo passa a morar no mesmo bairro desse estabelecimento, é natural que você indique esse supermercado para ele, não é?

O exemplo citado acima é só uma das vantagens básicas que um programa de fidelidade pode trazer para um negócio. A implementação da internet em nossas rotinas acabou aumentando o leque de possibilidades dessa estratégia de atração e retenção de consumidores, que ficou ainda mais forte.

Então, você tem ideia de como um programa de fidelidade bem organizado pode ajudar o seu hotel? Atrair novos e antigos hóspedes é apenas o primeiro passo. Veja a seguir 3 tendências para programas de fidelidade em hotéis podem ajudar o seu empreendimento a aumentar a margem de lucro e, além disso, ficar mais conhecido no mercado!

1. Variedade nos tipos de recompensa

É comum que hotéis queiram dar como recompensas descontos ou estadias grátis, e não há nada de errado nisso. O problema é ter apenas isso. Nem todos os hóspedes podem ou planejam retornar tão cedo à cidade do seu estabelecimento, por isso ter um programa de fidelidade que não passa uma real sensação de vantagem não ajuda a melhorar a experiência do hóspede.

Aumentar o leque de recompensas por meio de parcerias com empresas que oferecem serviços necessários ou atrativos a viajantes, como locadoras de carro, restaurantes e parques temáticos, é uma forma de fazer com que o viajante possa utilizar, na mesma viagem, os benefícios do seu programa de fidelidade, ou até mesmo em outros destinos caso a empresa parceira tenha uma atuação fora da sua cidade.

2. Recompensas de curto prazo

Ofereça recompensas de baixa pontuação, como uma refeição grátis ou a troca de pontos por algum dos produtos disponíveis no hotel. Você também pode fazer com que gastos dentro do hotel sejam convertidos em brindes, estimulando o consumo do hóspede. Outra vantagem dessa tendência é que o acompanhamento digital das preferências do consumidor ao escolher os prêmios, assim como os produtos consumidos para a conversão de pontos, são dados que podem ser utilizados no futuro para montar ofertas específicas para aquele hóspede.

3. Separe as recompensas e benefícios por níveis

Como consumidor, é gratificante saber que a preferência que você deu a um determinado estabelecimento garante certos benefícios, principalmente quando isso envolve muito tempo ou dinheiro. Estabelecer metas para a transição do hóspede para um nível que oferece melhores vantagens serve como um reforço para que o mesmo continue utilizando os seus serviços e os serviços de parceiros.

Construir um programa de fidelidade com disponibilidade online e que segue as tendências do mercado é algo crucial para hotéis de todos os tamanhos que queiram oferecer um diferencial ao consumidor. Também é uma boa maneira de fazer parcerias com outras empresas, aumentando o alcance da sua marca, e de obter dados importantes para uma boa estratégia de marketing.

Quer saber quais itens podem entrar como vantagens em seu programa de fidelidade? Uma boa dica é fazer uso de uma pesquisa de satisfação dos hóspedes.

Assine nossa
Newsletter