Reserva de hotel: a importância de um site com serviço eficiente
Reserva de hotel: a importância de um site com serviço eficiente

Reserva de hotel: a importância de um site com serviço eficiente

No setor hoteleiro, estar presente em um site para reserva de hotel não é apenas uma tendência, mas uma questão de sobrevivência.  Na era da informação, um site pode ser o fator decisivo para o viajante decidir fazer ou não um reserva. Ele pode ser, inclusive, considerado a porta de entrada do hóspede, já que […]
line line

No setor hoteleiro, estar presente em um site para reserva de hotel não é apenas uma tendência, mas uma questão de sobrevivência. 

Na era da informação, um site pode ser o fator decisivo para o viajante decidir fazer ou não um reserva. Ele pode ser, inclusive, considerado a porta de entrada do hóspede, já que em muitos casos será o primeiro contato do viajante com a sua propriedade.

Dados colhidos pela Koddi, agência responsável por auxiliar as maiores marcas de viagem do mundo na área de marketing digital, reforça essa ideia. Eles mostram que nos cinco últimos anos o tráfego nestes sites triplicaram.

Se você quer saber como isso é possível e alavancar as vendas do seu hotel ou pousada, elaboramos este artigo para você! Nele, você irá encontrar:

  • a importância de um site com serviço eficiente;
  • tudo sobre metabuscadores;
  • itens essenciais em um site para reserva de hotel;
  • vantagens de contratar uma empresa especializada nisso! 

Acompanhe!

Metabuscadores são os queridinhos dos viajantes

As ferramentas de Meta Search, como o Trivago, Tripadvisor e Google Hotels têm apresentando um grande aumento em seu tráfego orgânico. Estas visitas, feitas através de buscas voluntárias, é uma tendência entre o público viajante e vem crescendo constantemente.

Isso está diretamente relacionado com o fato de que o comportamento do consumidor em relação a busca e compra de produtos e serviços também está mudando, afetando diretamente esse mercado.

O que é reforçado por uma pesquisa realizada pela Expedia, uma empresa de viagens e tecnologia, que mostra que, antes de comprar um pacote de viagens, os consumidores visitam sites do segmento, em média, 38 vezes, e isso inclui os agrupadores.

Os consumidores querem praticidade e, por isso, priorizam uma plataforma completa

Os hóspedes não querem mais buscas generalizadas, pobres de informação, na qual precisam gastar grande parte do seu valioso tempo.

Pense: um pai ou mãe chegam cansados do trabalho e ainda precisam planejar a viagem. Outro exemplo são jovens que querem o melhor preço, mas estão ocupados demais com as provas do semestre. Nestes dois cenários, é certo que eles irão procurar o que for mais prático.

O viajante de hoje quer agilidade, praticidade, melhores preços e sinais de confiança na hora de buscar hospedagem.

webinar gratuito: distribuição hoteleira para pequenos hotéis

Como os metabuscadores vão incrementar as suas vendas

Esta tendência mostra um aumento de viajantes que utilizam metabuscadores para encontrar seus hotéis. 

Isso quer dizer que buscam por sites que irão agregar várias informações em uma mesma plataforma a fim de facilitar a comparação de serviços.

Sites como Google Hotel Finder, TripAdvisor, Trivago entre outros, trabalham com este objetivo e são conhecidos como metabuscadores. 

Eles examinam o conteúdo em diversos sites levando em consideração:

  • características do hotel;
  • avaliações de outros hóspedes sobre localização;
  • limpeza;
  • conforto;
  • comida servida;
  • preços do período pesquisado  e outros.

Com essas informações, é possível combinar o desejo do cliente e oferecer o melhor resultado ao usuário.

Metabuscadores e OTAs não são a mesma coisa

Este é um conceito diferente de OTAs. As Online Travel Agencies (como booking e expedia) permitem que o hóspede compare o preço de hotéis diferentes, mas não permite a comparação de preços de um mesmo quarto em vários portais, por exemplo. 

Isso porque a OTA é um canal de venda, e o objetivo é justamente que o hóspede finalize a reserva do hotel na própria OTA. Diferente do metabuscador, que tem como objetivo direcionar o hóspede para um canal de compra e, para isso, agrega todas essas opções em um só lugar, inclusive o preço de reserva direta com o hotel. 

Itens essenciais para um bom site de reserva de hotel

Hoje, a oferta de hospedagem é grande, por isso não é raro que o seu cliente fique navegando por inúmeros sites de reserva de hotel antes de escolher uma opção.

Muitos aspectos podem determinar essa escolha, principalmente as vontades singulares do viajante. Para dar uma ajuda, os hotéis costumam oferecer desconto por cadastros, clube de fidelidade e outras vantagens que agradam o cliente.

Quando falamos de questões técnicas, um site de reserva precisa contar com um motor de busca robusto e eficiente, uma estética atraente e informações claras e de fácil acesso para o viajante.

Além de ferramentas de SEO, um bom site para reserva de hotel precisa de um modelo de negócios que pense no consumidor e que aceite estabelecimentos dos mais simples aos mais complexos.

Um bom exemplo de site de reservas é o Booking.com. Ele trabalha com comissões e descontos para os usuários e clientes, além da grande variedade de hotéis cadastrados.

Isto faz com que o site Booking.com ofereça uma das maiores seleções de hotéis independentes do ramo. Além de ser um site de fácil usabilidade, oferece atualmente, 1.064.092 propriedades ativas em 227 países e territórios.

Quer saber mais? Conheça as 5 características que o website do seu hotel precisa ter

Vantagens de contratar uma empresa especializada em site de reserva de hotel

Os sites de reservas são desenvolvidos como ferramentas de e-commerce focadas em hotelaria e no comportamento do viajante que reserva online.

Eles possuem dezenas de funcionalidades para criar promoções, pacotes e benefícios reais para fazer do seu canal o local preferido de compra do hóspede.

Veja, a seguir, algumas das vantagens em possuir um site para reserva de hotel.

Praticidade e agilidade

O que é mais prático: fazer buscas individuais em sites de diferentes hotéis ou fazer apenas uma busca que mostre resultados para todos os hotéis selecionados de acordo com critérios específicos?

A economia de minutos ou de, até mesmo, horas, pesquisando hotel por hotel, é um grande atrativo dos sites de reservas

O bônus disso é que o seu negócio, que talvez não fosse conhecido por um usuário dessas plataformas, passa a ser considerado como uma das opções apenas por estar na lista.

Essa é uma maneira rápida e prática de aumentar a visibilidade do hotel.

Melhores preços

Quem é que não gosta da sensação de que está fazendo um bom negócio? Ao selecionar critérios de avaliação, o consumidor pode comparar os preços de diversos hoteis em uma só página e definir qual é o melhor custo-benefício para ele.

Hotéis com boa avaliação, ofertas amigáveis e vantagens úteis podem sobressair aos demais quando comparados dentro de todos esses quesitos.

Por exemplo: se o valor da reserva do seu hotel parecia alto em uma pesquisa individual, pode ser que em uma pesquisa coletiva ele pareça até mesmo mais atrativo. Ainda mais após a comparação entre prós e contras de cada hotel presente na plataforma.

Confiança

Hotéis precisam passar sentimentos de segurança e conforto aos seus hóspedes, afinal, é lá que irão passar a noite e deixar seus pertences. Por esse motivo, é muito comum que a decisão de escolha do seu cliente tenha levado em consideração a avaliação de outros viajantes.

Averiguar isto é uma forma de saber se o hotel faz realmente jus à imagem que tenta vender, já que eles não podem ter controle sobre as avaliações que aparecem em sites.

No entanto, mesmo sem poder interferir nas avaliações que irão aparecer em destaque, o hotel pode (e deve!) fazer uma gestão do seu perfil nos metabuscadores como TripAdvisor, Trivago e Google.

Algumas possibilidades são revisando a descrição dos benefícios oferecidos, fotos, endereço e as proximidades com locais de interesse como pontos turísticos e comerciais. Além disso, responder as avaliações, mesmo que negativas, mostra que se importa com a avaliação dos hóspedes.

É importante lembrar que essa gestão do perfil e avaliações também é importante de ser feita nas OTA´s.

Redução das comissões

Os canais de vendas intermediários, como OTA´s, Operadoras de Turismo e agências de viagens são muito importantes para a distribuição de vendas de um hotel, afinal, muitos hóspedes irão fazer suas reservas por esses canais.

Essa reserva pode ser motivada de três formas: pacote de viagem, a empresa em que o cliente trabalha fora a responsável pela hospedagem ou por pura preferência do usuário por esses canais.

No entanto, os três modos geram comissões a serem pagas pelo seu hotel, algo que não acontece com o site para reserva de hotel, já que diminui o número de intermediários.

Portanto, ter essa plataforma a sua disposição é um investimento que, ao final, irá diminuir a receita do seu hotel ao mesmo tempo que aumenta os lucros.

Nesse ponto, é importante oferecer um sistema de reserva confiável e de fácil usabilidade ao usuário. Assim, ele poderá optar por reservar direto pelo seu site já na primeira hospedagem.

Outras vantagens do sistema para reserva de hotel:

  • redução na perda de reservas: não existe o risco de o cliente, por exemplo,  desistir ou procurar um outro hotel porque as suas linhas telefônicas estavam ocupadas quando ele tentou o contato;
  • redução da burocracia: o cliente já pode preencher o cadastro online, evitando a ocupação excessiva da sua equipe de recepção;
  • garantia de pagamento: o cliente tem que pagar a sua estadia com cartão de crédito para fazer a reserva no site, evitando a inadimplência;
  • definição de tarifas por temporadas: o sistema pode ser configurado para exibir diferentes preços para épocas de baixa ou alta temporada;
  • formação de um banco de dados para o marketing: o formulário exige o e-mail do hóspede, que pode ser utilizado para ações de divulgação;
  • novas possibilidades de marketing digital;
  • melhor posicionamento online;
  • reconhecimento de marca.

Apesar desses benefícios, é claro que o site do seu hotel não deve ser desconsiderado! Isso, inclusive, seria um erro fatal. Por esse motivo, é importante você contar com um motor de reservas e na usabilidade, como boa interface e conexão ágil.

Viu como um site para reserva de hotel pode ser útil? Para saber mais sobre o tema, não deixe de entrar em contato conosco! Quer entender mais? Confira nosso artigo Motor de reservas online: amplie suas vendas diretas

Gostou das informações? Então confira outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu hotel:

Confira também o Webinar Gratuito: Distribuição para pequenos hotéis

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 4.200 Hotéis e 650 parceiros de distribuição é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas Soluções:

  Bee2Bee, é o  Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter a disponibilidade de  mais de 600 canais em uma única ferramenta.

O BeeDirect, é um motor de reservas que reúne tudo que o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes. Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e consequentemente o aumento de sua receita. 

Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica pelos hóspedes que pretendem fidelizar.  

O BeePrice te dará vantagem competitiva para maximizar suas receitas, flexibilizando suas estratégias de forma automática.  

Se o seu negócio precisa de inteligência, conte a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões! 

Conexão que centraliza sua gestão de reservas. Este é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas. 

Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais. 

Para mais informações entre em contato conosco.

Para não perder nenhum conteúdo, nos acompanhe nas redes:

Assine nossa
Newsletter

Omnibees Academy Presencial. Inscreva-se aqui