8-dicas-praticas-para-aumentar-suas-vendas-diretas-em-tempos-de-baixa-demanda

8 Dicas práticas para aumentar suas reservas diretas em tempos de baixa demanda

Diante da queda na demanda, investir nas reservas diretas representa uma excelente estratégia para aqueles que desejam aumentar a rentabilidade de suas vendas, ou ainda contornar a redução da margem de lucro do seu negócio. 

Mas para que isso seja feito com maestria, é necessário traçar algumas ações estratégicas de vendas e marketing que funcionem 

Neste artigo, portanto, preparamos as melhores dicas práticas para ajudar você a potencializar suas vendas diretas, tornando-as protagonistas do seu hotel ou pousada.  

8 Ações pro-ativas para reservas diretas em tempos de baixa demanda

Agora que as taxas de cancelamento aumentaram e as novas reservas estão demorando mais a chegar, é necessário pensar em como agir estrategicamente nesses dias.

Nesse cenário, as reservas diretas tornam-se ainda mais importantes para o seu hotel, ou seja, é necessário aproveitar este momento para criar estratégias para que os clientes prefiram negociar diretamente com o seu hotel ou pousada e não somente com intermediários.

Para isso, há alguns passados a serem pensados:

1. Estratégia tarifária 

Reveja os preços e tarifas que você está aplicando nos próximos 18 meses e então, deixei isso disponível para cliente que começar a procurar agora ou em outro momento. 

2. Promoções e Incentivos 

Após aplicar esses preços, você deverá deixá-los mais atrativos para seus clientes. Para as reservas diretas, também é importante incentivar que ele compre com antecedência, quanto maior a descendência maior o desconto. Então você pode aplicar aquelas promoções de 30, 60, 90 dias de antecedência ou se você alguma outra promoção, que consiga incentivar seu cliente a comprar com a maior antecedência possível. 

3. Códigos promocionais e fidelidade 

Você também pode conseguir fidelizar esse cliente colocando um código promocional para ele voltar e comprar com desconto, a fim de que ele possa repetir essa hospedagem num programa de fidelidade.  

Lembre-se também de pensar em políticas de cancelamento mais interessantes e flexíveis para esse momento, levando em conta a situação em que seus clientes podem estar enfrentando em decorrências às turbulências deste cenário, pois isso também vai ser um impeditivo futuro.  

Além disso, é importante também trabalhar com formas de pagamentos mais atrativas e estar com tarifa de disponibilidade para os próximos períodos. 

4. Site Potente 

Um bom site para hotel é determinante na entrega de uma boa experiência para o hóspede. É importante entender que, na atualidade, o site deixou de ser um simples espaço com informação sobre os serviços com objetivo de promover o hotel e a sua marca. 

Mais do que isso, ele faz parte do serviço que você entrega. Afinal, ele é uma ferramenta usada pelo hóspede para conhecer detalhes, visualizar o ambiente, escolher sua opção de hospedagem e efetuar sua reserva. Se ele não vive uma boa experiência nesse processo, pode deduzir que a de hospedagem também não será satisfatória. Mesmo nos poucos casos em que ele não fizer essa avaliação crítica, parte da vivência dele terá sido negativa. 

Saiba como criar um site potente para o seu hotel ou pousada em nosso artigo: 5 características que o website do seu hotel precisa ter 

5. Motor de reservas 

O motor de reservas é um método de trazer a tecnologia utilizada pelas OTA’s para o próprio site do seu hotel. 

Em linhas gerais, essa ferramenta é poderosa, simples e intuitiva. Ela também está disponível ao cliente 24h por dia e 7 dias por semana, ou seja, você vende direto ao hóspede sem a necessidade de ter uma equipe física dedicada para isso. 

6. Central de Reservas 

O central de reservas é um sistema WEB e por isso, ele funciona em qualquer navegador. Ele também é responsivo, então você consegue acessar o mesmo endereço que você acessar no seu computador, conseguir acessar no seu celular e conseguir consultar as reservas tudo diretamente do seu smartphone.  

Tudo isso ajuda não apenas o time de vendas do seu hotel, mas também o departamento de reservas assumir um papel de protagonismo maior ainda do que ele já tem, isso porque ele vai representar um índice de conversão de vendas maior do que ele já tem e vai focar mais em estratégia, fazendo com que as ligações inúmeras que ele recebe passem a ser substituídas por vendas. 

Aproveite para conhecer a Central de Reservas da Omnibees. A adesão deste novo produto será de forma gratuita, sem período mínimo de fidelidade e mensalidades até 31/12/20.  

7. Tarifas atrativas 

Em um momento de instabilidade econômica, os hotéis devem oferecer preços competitivos e que permitam manter a saúde do negócio.  

Diante disso, tarifas restritivas e/ou não reembolsáveis farão com que as reservas demorem mais a chegar.  

8. Pacotes 

Além de ser conveniente para o cliente, o preço do pacote é uma ferramenta de marketing para você receber hóspedes durante os períodos que costumam ter baixa taxa de ocupação. 

Exemplo de pacote de hotel: O pacote “Insider Gourmet” do hotel Intercontinental localizado em Sydney, na Austrália, inclui hospedagem e café da manhã para dois, dois ingressos para a excursão “Sydney Gourmet Tour” para adultos e uma excursão gastronômica guiada com visita a lugares badalados oferecida por uma agência de viagens local. 

Transformando dados em vendas diretas 

Com a queda nas receitas e reservas do hotel, a utilização de dados ganha ainda mais força. Isso porque o momento de instabilidade econômica faz com que as pessoas fiquem ainda mais resistentes a gastarem seu dinheiro e essa situação dificulta ainda mais o processo de compra.  

Diante disso, é necessário que as estratégias de vendas das empresas estejam ainda mais alinhadas na conversão dos clientes, não apenas no que se refere ao preço, mas também aos requisitos do consumidor.  

No caso dos hotéis, é preciso aproveitar esta oportunidade para estudar com detalhes os perfis dos seus hóspedes e revisar suas estratégias tarifárias. Afinal, ainda que as reservas caíram, as informações ficaram. Portanto, se antes da crise, o departamento de reservas dos hotéis sempre estava estudando muito tudo o que entra: toda receita que entra, toda a reserva confirmada, a situação atual inverteu isso.  

Essa ação, neste momento, tende a contribuir para transformar dados em reservas diretas para o seu hotel. 

Mantenha-se à frente da concorrência! Leia os artigos a seguir e tenha acesso a outras dicas e informações úteis para ajudar o seu negócio a enfrentar este momento desafiador: 

 

Conheça a Omnibees 

 Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência à indústria de turismo. Com mais de 5 mil hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional. 

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia HoteleiraHotéis BoutiqueOperadores TurísticosAgências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes pela otimização do preço ou redução dos custos operacionais. 

 

 

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado