5 características de um hoteleiro de sucesso

5 dicas para se tornar um hoteleiro de sucesso

No mercado hoteleiro, que é extremamente competitivo, um bom gestor precisa ter características específicas para trazer sucesso para o hotel. 

Obter esse sucesso na carreira é o que todo gestor almeja. Para ser um profissional bem-sucedido é necessário estar bem preparado para o mercado.

Algumas dessas características vão além de técnica, mas, principalmente, dizem respeito a estilo de vida e visão de mundo. Neste artigo separamos cinco dicas para você se preparar e conquistar uma carreira de sucesso na hotelaria.

Como se tornar um hoteleiro de sucesso?

Para um hotel conquistar espaço e crescimento nos negócios, é preciso que sua liderança tenha visão e saiba conduzir o time ao seu redor. Esse gestor precisa transmitir confiança aos colaboradores e muita vontade de crescer profissionalmente.

Além desses fatores importantes, o conteúdo deste artigo pode colaborar com o crescimento do hotel e da equipe como um todo.

 

São cinco características essenciais, que vão além da técnica, mas, sobretudo, exigem uma mudança de postura para tornar-se um líder admirado e vencedor. Acompanhe!

1 – Seja guiado por dados

Toda boa estratégia precisa ser guiada por dados. São os números analisados que trarão os resultados e as visões de onde precisam aplicar melhorias.

Conhecer minimamente o objetivo de cada métrica é, sem dúvida, uma das funções de um bom gestor hoteleiro.

Confira: 17 indicadores essenciais para gestão de hotéis e pousadas

O gestor precisa compreender os números de seu hotel de ponta a ponta. O número de vendas, as métricas de marketing, dados relacionados a RevPar e TrevPar e todos os KPIs (indicadores-chave de performance) que envolvem a gestão hoteleira.

2 – Fique atento às novas soluções tecnológicas

Existem disponíveis no mercado uma infinidade de softwares e plataformas para gestão hoteleira. Essas ferramentas, além de ajudarem no dia a dia do hoteleiro, diminuem o tempo usado em trabalhos manuais e, principalmente, reduzem os danos causados por erros manuais.

Estar atualizado quanto aos melhores programas de gestão hoteleira, desde o PMS até o gestor de canais ou motor de reservas, é muito importante.

Um Channel Manager potente, por exemplo, além de facilitar a distribuição dos quartos do hotel nos canais de venda, vai trazer à gestão dados que podem ser aplicados diretamente às estratégias de vendas.

Essas ferramentas trazem informações de onde ocorrem as maiores vendas, o perfil dos clientes, as tarifas aplicadas pelos concorrentes, entre outros dados importantes.

3 – Esteja atualizado

Outro item significativo na carreira de um bom gestor hoteleiro é seu engajamento com as tendências do mercado. É preciso investir recursos em tecnologia, para além de ferramentas, mas em estratégias que ajudem a divulgar melhor seu hotel e aumentar as vendas.

O perfil de gestor hoteleiro de sucesso diz respeito também, neste sentido, a estar preparado para as mudanças que possam surgir no mercado, como as tendências que a internet traz para as campanhas de marketing digital.

É importante que o gestor possa investir em um site próprio para o hotel poder divulgar seu próprio conteúdo, com boas fotos e vídeos das dependências ou até mesmo da cidade onde está localizado. Um site responsivo, que seja acessível de qualquer plataforma (computador, smartphones, tablets etc).

Ainda pensando em internet, não podemos deixar de falar das redes sociais, que hoje são importantes canais de contato com o hóspede, divulgação de serviços e produção de conteúdo a fim de solucionar os problemas que o viajante terá na sua jornada, do planejamento da viagem até o check-in no seu hotel.

Um gestor antenado com as redes sociais sabe, por exemplo, como preparar ambientes bonitos em seu hotel. Muitos hóspedes buscam esses ambientes “instagramáveis” (atraentes para publicar no Instagram) para divulgar suas viagens nas redes sociais.

Mas, para entender o tipo de ambiente e o perfil do seu público nas redes sociais, você precisa conhecer o seu cliente a fundo. É o que veremos no próximo item.

4 – Conheça o seu cliente

Um bom gestor precisa conhecer o perfil do seu cliente, porque entender as preferências de compra do seu hóspede será determinante no processo de estratégia de marketing.

É preciso saber quais os canais que mais atraem vendas e investir naqueles que não estão gerando tanto lucro. Até mesmo entender quanto o seu hóspede está disposto a pagar por determinado tipo de serviço fará toda a diferença.

Um outro fator importante é entender que é impossível agradar a todos. Na tentativa de trazer um maior número de pessoas para a hospedagem, esquece-se de que nem todos procuram a mesma coisa enquanto estão viajando. Foque em um nicho, em uma persona

Segmentar seu público é importante para entender qual tipo de pessoa se hospeda em sua acomodação. Entender o que significa satisfação para o hóspede que procura sua hospedagem. Dessa maneira, você conseguirá oferecer um serviço de qualidade e melhorar seus reviews em sites como Trip Advisor, Google e Trivago, por exemplo.

A grande vantagem de você segmentar seu público é saber qual perfil de hóspede você precisa atrair para seu hotel. Assim, fica mais fácil, inclusive, investir na experiência do seu cliente.

Baixe agora o Glossário Gratuito e conheça todos os termos da Distribuição Hoteleira

Outro dado relevante sobre seu público é saber qual é o pick-up de vendas. Pick-up de vendas é o tempo que a pessoa leva entre fechar a reserva e fazer o check-in. Normalmente o público brasileiro leva entre sete e dez dias. Já o público latino leva entre 15 e 30 dias, porque eles precisam reservar o aéreo antes de fechar a reserva do hotel.

Um bom gestor sabe que, além de uma boa estratégia de precificação, fotos bem feitas para exibir seu hotel nos sites de vendas de reservas, é importante investir em um excelente atendimento, desde o primeiro contato com o hotel via site, e-mail ou redes sociais.

Para ajudar na coleta dessas informações, alguns softwares de hotelaria fornecem gráficos e planilhas bem elaborados, e você ainda conta com dados do público fornecido por redes sociais como Facebook e Instagram.

5 –  Apaixone-se por hotelaria

É imprescindível que o profissional de hotelaria tenha prazer em lidar com pessoas e gerenciar equipes, pois isso é grande parte de suas atribuições diárias. Ele precisa ser capaz de lidar com imprevistos e ter jogo de cintura para lidar com determinadas situações.

Assim como a disponibilidade em período integral, quem trabalha com hotelaria – melhor dizendo, com o público do setor hoteleiro – precisa riscar o mau humor de seu vocabulário. 

Em uma demanda muitas vezes exaustiva, na qual a dedicação para o hotel é, na maioria dos dias, em tempo integral, o bom humor precisa estar sempre presente. Lidar de forma agradável com os hóspedes, equipe, fornecedores e demais líderes faz toda a diferença.

De fato, é preciso ser apaixonado pela profissão se o foco é o sucesso na gestão hoteleira. É preciso ainda ter uma boa comunicação, pois liderar times é fundamental na trajetória de um bom gestor. Ele precisa entender as nuances de uma liderança firme e presente, que tem habilidades em planejamento e gestão de crises.

Um gestor de sucesso tem sintonia com sua equipe, pois as estratégias precisam ser tomadas como uma grande engrenagem, visando ao crescimento do hotel, da equipe e de cada um dos colaboradores.

Entendendo assim que, para se tornar um hoteleiro de sucesso, é preciso estar em constante aprendizado, focado nas melhorias e buscando sempre ideias criativas para lidar com as crises, dificuldades e demandas, que não são poucas.

Como construir uma carreira brilhante na hotelaria?

Como em qualquer carreira, um gestor que busca sucesso na hotelaria precisa ter visão de futuro. Saber qual objetivo quer alcançar é o ponto inicial.

É preciso planejamento de carreira, visando conquistar uma carreira brilhante,estudar muito, conhecer sobre o mercado, as nuances que a hotelaria traz na rotina de um gestor, e trabalhar duro, para aplicar todo o conhecimento. Existem diversos cursos de capacitação dentro da área hoteleira, além de técnicos e graduações.

Assim, é possível se preparar e continuar aprendendo no decorrer da atuação profissional, incorporando novos conhecimentos e novas habilidades no dia a dia, tornando seu trabalho mais eficiente e prazeroso.

Baixe gratuitamente o infográfico da jornada do hoteleiro

Também na formação profissional é imprescindível manter um bom relacionamento. Networking é a palavra de ordem quando se quer conhecer e ser reconhecido no mercado. Estar próximo de líderes que possam ensinar ou ajudar você a conquistar boas posições no mercado faz toda a diferença.

Mesmo seguindo essas dicas, o perfil de líder é desenvolvido por meio das experiências e dos erros vivenciados ao longo de sua caminhada como gestor. Errar não é tão ruim, planeje até os riscos e suas possíveis soluções, e a cada dia estará ainda mais perto de uma boa gestão.

Gostou do conteúdo? Então confira estes três artigos que podem ajudar a você melhorar a gestão do seu hotel:

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência para a indústria de turismo. Com mais de cinco mil hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, a Omnibees permite maximizar a receita dos seus clientes por meio da otimização do preço ou da redução dos custos operacionais.

 

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado