Tecnologia na hotelaria: como usar para potencializar a gestão de dados?

Tecnologia na hotelaria: como usar para potencializar a gestão de dados?

O mercado hoteleiro já não existe sem o auxílio de boas soluções tecnológicas. Quem não se ajusta a essa realidade, investindo em tecnologia na hotelaria, acaba sendo “engolido” pelo mercado. 

A tecnologia pode ser aplicada a todos os setores da hotelaria, principalmente na gestão de dados. Através de softwares que facilitem a rotina hoteleira, as estratégias podem ser melhor elaboradas, consequentemente, contribuindo para a fidelização do cliente, que por sua vez afeta diretamente o aumento da lucratividade do hotel.

As ferramentas digitais facilitam a estadia do hóspede e melhoram a experiência dele no estabelecimento. 

O setor hoteleiro vem se beneficiando cada dia mais com a qualidade das soluções oferecidas na área da gestão administrativa. Além de melhorar o serviço, a tecnologia na hotelaria está revolucionando os conceitos de conforto, aproveitamento de recursos e gerenciamento financeiro.

Para efetivar a infraestrutura digital de um estabelecimento hoteleiro, é necessário estar conectado com as tendências gerais da tecnologia, buscando resultados que tragam inovação e ferramentas facilitadoras para hóspedes e colaboradores.

Sendo assim, apresentaremos as principais tendências da tecnologia na hotelaria focadas na gestão e análise de dados, que são de suma importância para o seu negócio. Porém é preciso saber o que considerar ao investir nessas soluções e aplicá-las no dia a dia.

Ofereça tecnologias inteligentes para seus hóspedes

Um hotel inteligente é aquele em que o hóspede pode fazer suas reservas online e o check-in por meio da internet, além de controlar o quarto e interagir com as estruturas do hotel por sistemas e aplicativos.

Algumas ferramentas podem ser desenvolvidas para que o cliente baixe-as em seu dispositivo móvel.  Ou o próprio hotel pode deixar tablets disponíveis nos quartos, permitindo ao cliente usar o aparelho quando precisar.

Tecnologia na hotelaria exemplificada em um quarto automatizado

Tecnologia na hotelaria. Foto Pexels.

Um hotel no Vale do Silício, por exemplo, utiliza iPads pré-carregados com revistas e jornais. Já em Seattle, um outro estabelecimento usa sensores infravermelhos que dizem à copeira se o hóspede está ou não no quarto, para não perturbá-lo.

Essas novas tecnologias permitem ainda que o cliente realize compras online, ouça músicas pelo YouTube, faça reservas para refeições no restaurante do hotel e assista a séries na Netflix.

Além dessas opções, está sendo testada uma tecnologia na hotelaria que permite a personalização das chaves do quarto com o smartphone do cliente. Essa solução evita que o hóspede perca a chave durante a estadia, reduzindo os custos para o hotel.

Todas essas soluções são inovações que agregam tecnologia na hotelaria à experiência do usuário. Gerando uma maior fidelização e aumentando consideravelmente o retorno em investimentos através do aumento nas reservas.

Tecnologia na hotelaria: analise os dados e preveja o comportamento do seu hóspede

Estudando os dados dos hóspedes, é possível obter uma quantidade enorme de informações ocultas e de grande importância para a empresa. Uma boa prática é usar um sistema CRM no estabelecimento.

Outro benefício que pode ser facilmente identificado é a agilidade na comunicação. Conhecendo bem os seus clientes, o atendimento deles será mais ágil e, principalmente, mais eficiente.

Como ferramenta de marketing digital, o sistema CRM é essencial na estratégia de retenção de clientes; você poderá realizar ações promocionais para antecipar reservas de um período que o seu hóspede pode precisar de hospedagem; como, por exemplo, aniversário de casamento, férias, período de feiras e eventos e outros.

Você também pode realizar comunicação segmentada para driblar a baixa sazonalidade. Oferecendo descontos para hóspedes que viajam com a família, cortesia no estacionamento e outros benefícios que façam diferença para o público que receberá a comunicação.

Isso proporcionará ao seu estabelecimento o aumento do número de clientes em pouco tempo, gerando mais faturamento para o seu negócio. O que pode ser utilizado para melhorar ainda mais o atendimento e a prestação de serviços.

Outra vantagem do CRM tem relação com a tomada de decisões. Ao conhecer bem os seus clientes, você terá mais clareza e habilidade para decidir sobre certas questões que interferem diretamente no perfeito atendimento.

Essa tecnologia na hotelaria serve para conhecer o comportamento dos clientes e personalizar as estadias. Isso permite que o hóspede tenha uma experiência única e seja conquistado pela sua marca.

Implante sistemas de reservas online em diversas plataformas

Quem procura um hotel pela internet quer ter a opção de garantir suas hospedagens de forma online. Por isso, um sistema de reservas é muito importante. Não tê-lo afasta os hóspedes do hotel.

Além disso, é bem interessante fazer a integração dos canais de vendas. Permitindo que a pessoa encontre e consiga reservar o seu hotel em qualquer canal de venda de hospedagem que ela procure

A integração dessas ferramentas no atendimento ao cliente permite cada vez mais a possibilidade de uma experiência positiva. Onde a oportunidade de vivenciar a estadia em determinado estabelecimento, já se inicia desde a confirmação da hospedagem até a visita ao site do hotel.

Um outro ponto positivo para a gestão é que esta tecnologia facilita muito as estratégias de vendas. Um bom motor de reservas é capaz de atingir clientes potenciais, e aumentar o faturamento do hotel.

As vendas diretas não pressupõem comissões às agências, e os riscos de erros com procedimentos manuais são mínimos. Um sistema de reservas automatizado é, sem dúvida, uma ferramenta tecnológica que comporta todos os empreendimentos, independente do seu tamanho.

 

Conheça 3 principais vantagens da integração de canais de venda

 

Aposte em chatbots e robôs para ajudar os hóspedes

Quem não quer ter um assistente, mesmo que virtual, sempre pronto a ajudar a qualquer momento do dia ou da noite? Esse é o objetivo dos chatbots e dos robôs nos sites e aplicativos dos estabelecimentos de hospedagens.

Esse sistema de inteligência artificial colabora com o cliente. Seja dando informações antes de sua hospedagem, durante a estadia ou até mesmo depois de seu check-out.

Outra opção de utilizar os robôs na comunicação do hotel é através de um concierge eletrônico. A possibilidade de repassar informações em vários idiomas diretamente com seu futuro hóspede é aumentar as chances de confirmação de reservas.

O concierge eletrônico ainda tem a vantagem de oferecer modernidade ao atendimento, utilizando a tecnologia touch screen e a sonorização do ambiente.

Por exemplo, quando um colaborador não tem domínio de outras línguas, o hóspede pode,   – via telefone ou site – buscar um determinado serviço e solicitar o idioma desejado. O sistema repassará as informações que ele pediu na língua escolhida.

Sendo assim, o hóspede pode obter inúmeras informações como: atrações turísticas da cidade, taxas de câmbio, cardápio do hotel, opções de transportes, entre outras. Dessa maneira, o cliente tem mais agilidade no atendimento e segurança das informações.

Marketing Digital: um aliado da tecnologia na hotelaria

A tecnologia na hotelaria em torno do marketing digital também é uma possibilidade real para alavancar vendas. Gestão de leads e produção de conteúdo informativo, atraindo e educando o seu público alvo, são ferramentas assertivas neste quesito.

Utilizar anúncios pagos, com a segmentação correta e recorrer sempre aos dados na hora de traçar a estratégia de marketing. Essas são algumas práticas do marketing digital que colaboram com o crescimento da presença do hotel entre seu público alvo.

Manter uma comunicação direta através dos canais da empresa, atrelada às tecnologias de hotelaria, onde softwares interagem com o cliente e geram dados para melhorar as estratégias. Essas também são boas práticas de marketing.

Uma das vantagens em investir no marketing digital, além dos baixos custos em anúncios, é a possibilidade de contar boas histórias e converter leads em hóspedes.

Certamente é um canal onde os resultados chegam mais rápidos aos gestores, o que possibilita ajustar minimamente as estratégias.

O que vale ressaltar quando se fala em marketing digital é que, toda estratégia deve ser pensada no resultado final: aumentar os lucros do hotel. Seja com melhorias nas redes sociais, na produção de bons vídeos para atrair mais hóspedes ou investindo em um bom CRM.

O marketing digital precisa estar alinhado também aos valores da empresa. E essas estratégias precisam estar claras para os colaboradores que farão parte de cada ação. Assim, os investimentos nesta tecnologia serão assertivos e o retorno positivo.

Ofereça a tecnologia beacon

Talvez uma das maiores inovações tecnológicas, o beacon transmite, por meio do bluetooth do celular, informações úteis para o hóspede. Ele não tem longo alcance, mas funciona muito bem nas dependências onde é instalado.

Essa tecnologia na hotelaria é bem interessante, pois pode enviar dicas do cardápio do restaurante do hotel, de bons lugares para passear, os horários dos serviços do estabelecimento, entre outros.

As inovações tecnológicas impactam o sucesso do hotel, principalmente quando a gestão de dados é feita de forma responsável. Analisar o comportamento do hóspede é coisa séria.

Um outro uso para os beacons se relaciona ao conceito de “internet das coisas”. Muito resumidamente, a internet das coisas é a conexão que se estabelece entre geladeiras, luzes, ar condicionados, televisores e demais aparelhos.

Os beacons, assim, agiriam como facilitadores, para configurar um ambiente de acordo com a pessoa que lá está.

Portanto, é importante contar com uma empresa especializada em soluções e sistemas tecnológicos integrados para o mercado hoteleiro. Isso pode solucionar o seu problema sem causar preocupações.

Gostou das informações sobre tecnologia na hotelaria? Então confira outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu hotel:

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 750 parceiros de distribuição, é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas soluções:

O Bee2Bee, é o Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter disponível mais de 600 canais em uma única ferramenta. 

O BeeDirect, é a solução para venda direta ao hóspede, um website feito por especialistas da hotelaria com motor de reservas incluso; tudo que o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes.

Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e consequentemente o aumento de sua receita.

Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica pelos hóspedes que pretende fidelizar.

O BeePrice oferece vantagem competitiva para maximizar suas receitas, flexibilizando suas estratégias de forma automática.

Se o seu negócio precisa de inteligência, conte com a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões!

Conexão que centraliza sua gestão de reservas. Este é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas.

Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais.

Para mais informações, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado