
São cinco características essenciais, que vão além da técnica, mas, sobretudo, exigem uma mudança de postura para tornar-se um líder admirado e vencedor. Acompanhe!
Outro dado relevante sobre seu público é saber qual é o pick-up de vendas. Pick-up de vendas é o tempo que a pessoa leva entre fechar a reserva e fazer o check-in. Normalmente o público brasileiro leva entre sete e dez dias. Já o público latino leva entre 15 e 30 dias, porque eles precisam reservar o aéreo antes de fechar a reserva do hotel.
Um bom gestor sabe que, além de uma boa estratégia de precificação, fotos bem feitas para exibir seu hotel nos sites de vendas de reservas, é importante investir em um excelente atendimento, desde o primeiro contato com o hotel via site, e-mail ou redes sociais.
Para ajudar na coleta dessas informações, alguns softwares de hotelaria fornecem gráficos e planilhas bem elaborados, e você ainda conta com dados do público fornecido por redes sociais como Facebook e Instagram.
Assim como a disponibilidade em período integral, quem trabalha com hotelaria – melhor dizendo, com o público do setor hoteleiro – precisa riscar o mau humor de seu vocabulário.
Em uma demanda muitas vezes exaustiva, na qual a dedicação para o hotel é, na maioria dos dias, em tempo integral, o bom humor precisa estar sempre presente. Lidar de forma agradável com os hóspedes, equipe, fornecedores e demais líderes faz toda a diferença.
De fato, é preciso ser apaixonado pela profissão se o foco é o sucesso na gestão hoteleira. É preciso ainda ter uma boa comunicação, pois liderar times é fundamental na trajetória de um bom gestor. Ele precisa entender as nuances de uma liderança firme e presente, que tem habilidades em planejamento e gestão de crises.
Um gestor de sucesso tem sintonia com sua equipe, pois as estratégias precisam ser tomadas como uma grande engrenagem, visando ao crescimento do hotel, da equipe e de cada um dos colaboradores.
Entendendo assim que, para se tornar um hoteleiro de sucesso, é preciso estar em constante aprendizado, focado nas melhorias e buscando sempre ideias criativas para lidar com as crises, dificuldades e demandas, que não são poucas.
Também na formação profissional é imprescindível manter um bom relacionamento. Networking é a palavra de ordem quando se quer conhecer e ser reconhecido no mercado. Estar próximo de líderes que possam ensinar ou ajudar você a conquistar boas posições no mercado faz toda a diferença.
Mesmo seguindo essas dicas, o perfil de líder é desenvolvido por meio das experiências e dos erros vivenciados ao longo de sua caminhada como gestor. Errar não é tão ruim, planeje até os riscos e suas possíveis soluções, e a cada dia estará ainda mais perto de uma boa gestão.