Revenue Management na Hotelaria: Conheça a metodologia e seus benefícios em rentabilidade - Omnibees
<b>Revenue Management na Hotelaria: </b>Conheça a metodologia e seus benefícios em rentabilidade

Revenue Management na Hotelaria: Conheça a metodologia e seus benefícios em rentabilidade

Revenue Management é prática de utilizar estrategicamente informações para identificar oportunidades de vendas nas demandas de consumo.
line line

Para tomar decisões assertivas, que tragam crescimento para o negócio e fazer um bom Revenue Management é importante que o hoteleiro possua dados confiáveis e informações de tendências sobre o setor.

Contudo, nem sempre as flutuações são realizadas da maneira mais adequada, impactando diretamente na taxa de ocupação, diária média e principalmente na receita do estabelecimento, diminuindo margens e rentabilidade do negócio

Para lidar com esse desafio e prevenir seu hotel de possíveis prejuízos, além de não deixar de aproveitar oportunidades, é que existem as inteligências de dados para hotéis.

Afinal, encontrar dificuldades para equilibrar oferta e demanda entre as épocas de alta e baixa ocupação é um desafio comum na hotelaria, mas o RM pode ser o ponto chave para garantir um bom volume de reservas em todas temporadas do ano.

Se você ainda não conhece ou não aplica essa metodologia seu hotel, não deixe de ler este artigo até o fim.
Neste artigo vamos entender o que é Revenue Management e como ele ajuda os hotéis a manterem uma boa receita independentemente do cenário.

O que é Revenue Management?

Para começar, vamos deixar claro o conceito de “Revenue Management”.

Revenue Management, Gerenciamento de Receita em português, é prática de utilizar estrategicamente informações para identificar oportunidades de vendas nas demandas de consumo.

A metodologia surgiu porque o principal negócio do setor hoteleiro, a locação dos quartos, são perecíveis. Ou seja: um quarto que fica um dia sem estar comprado representa uma venda que nunca poderá ser feita novamente

Não perder oportunidade de venda desse produto é o principal propósito dessa metodologia.

O RM consiste em flutuar as tarifas dos quartos se baseando em análises e métricas provenientes de inteligência de dados, de forma que se aproveite o máximo possível as tendências e demandas do mercado.

A análise dos dados irá direcionar as ações do hoteleiro no com sua precificação, pensando em oferta e demanda, para maximizar a receita de seu hotel.

Portanto, Revenue Management é, resumidamente, vender o quarto certo para o cliente certo, no momento certo e pelo preço ideal para ambas as partes.

Essa metodologia não se aplica apenas ao setor hoteleiro. Companhias aéreas, por exemplo, aplicam o método há muito mais tempo, desde que identificaram a característica de perecibilidade de seu o produto.

Para não perder nenhum conteúdo, nos acompanhe nas redes:

Assine nossa
Newsletter

Omnibees Academy Presencial. Inscreva-se aqui