COMO adequar a sua estratégia de marketing para a retomada

Se almeja se manter no mercado de maneira competitiva não pode deixar de implementar ou manter atividades voltadas para o marketing. Afinal, é através do marketing que seu hotel poderá continuar atraindo novos clientes, conservando os antigos, e enfim, superar a crise.   Otimizar os investimentos em marketing, é na verdade, a melhor opção para que seu hotel não sofra uma queda na receita, principalmente em um cenário em que as reservas estão demorando mais a chegar por conta da crise. Através de estratégias de marketing, seu hotel poderá se manter em evidencia no mercado e até continuar gerando leads qualificados.   Por isso, leia o material a seguir e saiba a importância do marketingEntenda como utilizá-lo para tornar seus investimentos mais efetivos e auxiliar o seu negócio a se estabilizar na crise!  

Como o marketing pode ajudar a superar a crise? 

Acreditar que reduzir os custos ou simplesmente cortar os investimentos em marketing irá auxiliar a enfrentar a criseé uma ideia muito equivocada e que poderá resultar em impactos negativos para o seu hotel.   Isso porque, em tempos de crise, o planejamento estratégico, é capaz até mesmo, de prever dificuldades econômicas do país e auxiliar a gerar planos de contenção para administrar as contrariedades de um momento de instabilidade previamente, ainda assim, gerar leads qualificados para seu time de vendas.   O marketing auxilia o hoteleiro nas escolhas de onde investir ou cortar gastos e ainda antever quais os principais pontos de atenção e atuação em períodos mais críticos.   Nessa conjuntura, o aproveitamento do Marketing Digital se torna ainda mais favorável, pois ele oferece grande alcance, abrangência e é vantajoso por poder ser realizado com baixo investimento em comparação com o Marketing Tradicional 
São inúmeros benefícios que o marketing digital pode proporcionar a uma organização em uma crise econômica. Confira alguns deles: 
  • Obtenção de dados: Com métricas e boas análises definidas, é possível entender de onde estão vindo seus melhores resultados, em que pontos os esforços estão sendo desperdiçados, quais as preferências dos seus prospects, etc. 
  • Captação de um público-alvo mais preciso: aumenta o conhecimento de mercado a respeito dos seus cliente para que seu hotel possa trabalhar de forma mais otimizada e bem estruturada nas próximas ações de marketing digital. 
  • Maior interação com o hóspede: as pessoas que encontraram o hotel na internet, seja pelo blog, redes sociais ou site do hotel, podem, facilmente, entrar em sua estratégia de remarketing, sendo um dos melhores meios para construir um relacionamento com o público, o que leva à fidelização de clientes. 
  • Custo mais baixo: cada dia, mais pessoas estão acessando a internet por meio de dispositivos móveis e preferindo fazer suas reservas de forma online. 
  • Maior alcance: comportamento do consumidor afeta a relação com os hotéis. Portanto, se ele está na internet por meio dos mais diferentes dispositivos, a sua empresa também tem que estar lá. 
Mas como adaptar devidamente, estratégia de marketing digital do meu hotel para a retomada? Alguns pontos devem ser considerados nessa estratégia. 

7 dicas para adequar sua estratégia de Marketing digital para a retomada 

Agora que você já sabe a importância e principais vantagens do marketing para auxiliar na crise, é hora de reavaliar a estratégia de marketing digital do seu hotel, a fim de adequá-la para a retomada.   Para te ajudar, separamos 7 dicas que irão ajudar ao seu hotel não apenas sobreviver à retração, mas também prosperar depois dela. Confira! 
1- Construa uma boa imagem 
Pode parecer contraditório continuar investindo em ações que visem promover sua marca em momentos de crise, mas é aí que você se engana. Manter o orçamento em ações focadas na marca da empresa faz com que você seja lembrado mesmo em momentos de retração do mercado.   Primeiramente, busque analisar todos os possíveis problemas que seus clientes enfrentam e tente entender suas preferências. Baseado nestas informações, defina pequenos nichos e crie comunicação focada nelesRespostas bem-sucedidas querem comunicação proativa transparente e honesta, com uma clara articulação sobre o que aconteceu, o que foi feito e as promessas sobre medidas futuras que serão tomadas.  Essa estratégia ajuda sua marca a ficar em evidência por meio de conteúdos relevantes, com o intuito de informar, entender, ensinar e solucionar problemas. 
2- Mensuração de resultados 
Mensurar os resultados frequentemente ajudarão diretamente com a otimização do seu lucro. Assim, todas ações devem ser rigorosamente analisadas, a fim de compreender se é um momento propicio para investir em determinadas ações ou se é melhor esperar um outro momento para isso. Além de auxiliar a compreender o resultado das operações já efetuadas. 
3- Cuide da sua base de clientes 
Hóspedes habituais e com boas experiências anteriores será um canal mais assertivo de geração de demanda, além de ser uma ação mais rentável.  Pequenas estratégias de fidelização como, uma promoção ou um serviço novo, podem fazer com que o seu cliente pense duas vezes antes de trocar o seu hotel pelo do concorrente, que pode até ser mais barato, pelo simples fato de uma relação de confiança com seu empreendimento.  Fazendo uma ligação ou disparando um e-mail personalizado, você pode garantir receita nova com um cliente antigo. 
4- Seja Inovador 
Não adianta ficar batendo sempre na mesma tecla. Neste momento é preciso superar expectativas. Seja na forma de comunicação com o cliente ou oferecendo serviços que tornem a experiência única.  É necessário que seu hotel adote campanhas e ações inovadoras que serviram para contribuir para o conforto, satisfação e praticidade  Estas inovações não só podem como devem ser adaptadas para o cenário pós crise, potencializando suas chances atrair novos clientes e se destacar neste mercado competitivo. 
5- Busque mão de obra especializada 
Gerenciar todas as tarefas do dia a dia do hotel é um desafio. Além da preocupação com atendimento e a satisfação dos hóspedes, é preciso gerenciar reservas, organizar check-ins e checkouts, lidar com imprevistos e situações que surgem quando você menos espera e ainda ser inovador. Mas você não precisa fazer tudo isso sozinho.  Uma excelente opção seria a terceirização de uma mão de obra especializada em marketing  Mas calma, se você já está vendo essa ação de forma negativa (é mais um gasto!)  Precisa entender o quão benéfico isso pode ser para o seu hotel. Afinal, é melhor investir em uma mão de obra qualificada do que gastar e muito em projetos que não gerem resultado.  Se você ainda tem dúvida se esse investimento compensa ou não, deve estar ciente de que quando a crise passar, seus concorrentes podem estar na sua frente simplesmente porque souberam agir enquanto você desistiu cedo demais. 
6- Fotografia  
Um conteúdo de alta qualidade tem papel fundamental na escolha do hóspede, agências, empresa ou operadora. Manter carregado no mínimo 20 fotos gerais em alta resolução, descrição completa dos quartos e propriedade, serviços, amenidades etc. Além disso, não esqueça de carregar ao menos 3 (três) fotos distintas para cada quarto, incluindo uma do banheiro. 
7- Otimize o site do seu hotel 
É importante entender que, na atualidade, o site deixou de ser um simples espaço com informação. Não apenas sobre os serviços com objetivo de promover o hotel e a sua marca. Mais do que isso, ele faz parte do serviço que você entrega. Afinal, ele é uma ferramenta usada pelo hóspede para conhecer detalhes, visualizar o ambiente, escolher sua opção de hospedagem e efetuar sua reserva. Se ele não vive uma boa experiência nesse processo, pode deduzir que a de hospedagem também não será satisfatória. Mesmo nos poucos casos em que ele não fizer essa avaliação crítica, parte da vivência dele terá sido negativa. 

Considerações

Portanto, é necessário ser criativo e muito assertivo para lidar com a retração do mercado sem sofrer – ainda mais – as consequências e mais do que isso, se preparar para o futuro.  Diante disso, o marketing digital não pode ser deixado de lado independente da fase econômica do seu negócio e ele deve ser visto como uma ferramenta estratégica de negócios, que deve ser intensificada em tempos de crise  Utilize as dicas apresentadas para adequar a estratégia de marketing do seu hotel para que seja possível atravessar esse momento de maneira eficiente e assertiva. 

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência à indústria de turismo. Com mais de 5 mil hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional. Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes pela otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Assine nossa
Newsletter