Dicas para estruturar o setor comercial no seu hotel

Dicas para estruturar o setor comercial no seu hotel

Considerando o cenário cada vez mais competitivo na hotelaria, é essencial que o setor de vendas do seu hotel esteja preparado para atender as expectativas de potenciais hóspedes, seguir tendências e inovar.  Em um mercado muitas das vezes selvagem, uma decisão errada pode significar prejuízos gigantes para o negócio. Por isso o departamento de vendas é a engrenagem que faz tudo funcionar dentro de um hotel, sem as negociações comerciais não existiriam hóspedes, eventos, enfim não haveria a necessidade dos outros departamentos funcionarem. Constante análise de mercado O passo inicial para ter um setor comercial de excelência é estar sempre atento às variações do mercado hoteleiro, seus concorrentes certamente estão acertando em alguns pontos, e você deve ser humilde o suficiente para reconhecê-los e por que não adotá-los. O mesmo vale para ações que causam impactos negativos e reclamações por parte dos clientes de seus adversários, procure entender os principais pontos de insatisfação dos hóspedes dos demais hoteis para assim, traçar estratégias capazes de capitalizar em cima de fatores até então carentes de atenção por parte do mercado de hoteis da sua região. Faça análises internas, quais canais de vendas do seu hotel estão dando maior retorno, quais obtém mais reclamações e por fim, em qual meio de vendas o seu hotel ainda não se faz presente. Consolide seu diferencial Hoteis de destaque sempre possuem uma ou mais características que são capazes de distinguí-los de seus concorrentes, procure identificar os melhores pontos positivos e serviços oferecidos pelo seu hotel e a partir dai, investir em ações para expor esses fatores ao máximo para os potenciais hóspedes. Trabalhe ações de marketing que focam nesses pontos e você verá o aumento da procura por seu negócio, além da consolidação da sua marca como uma referência na prestação de serviços hoteleiros. Trabalhe a gestão de processos internos do setor Nada do que foi falado acima será efetivo, se o setor comercial do seu hotel não possuir boas práticas internas, processos bem definidos e funcionários produtivos. Invista em:
  •  Ferramentas tecnológicas que facilitem e acelerem a execução das atividades e as tomadas de decisão; 
  •   Um time de reservas alinhado com os objetivos do hotel e com conhecimento necessário para desempenhar seu papel com excelência;
  • Cursos de capacitação para sua equipe de vendas.
O básico nunca sai de moda e sempre será fundamental estar presente com os clientes. Quem não é visto não é lembrado e as melhores oportunidades estão no mercado, basta estar presente no momento certo. Seja transparente, para o bom funcionamento do setor, o fluxo de informações entre cliente e hotel deve ser o mais claro possível, para que se evitem problemas no momento da estadia do hóspede. Doutrine sua equipe a seguir procedimentos bem definidos, além de promoverem o bom funcionamento do estabelecimento, tornam os colaboradores mais profissionais e motivados, além de impactar positivamente na percepção dos clientes. Uma equipe que tenha suporte em processos de gestão atua com mais eficiência e os resultados se mostram mais rápido do que você imagina.

Assine nossa
Newsletter