5 dicas para reduzir cancelamentos de reserva do seu hotel

Um problema enfrentado por muitos hoteleiros são as taxas de cancelamento de reserva no hotel. Tal situação pode ser bastante grave para a saúde financeira do negócio e, portanto, merece sua atenção. Afinal, além de perder o valor que seria ganho com a reserva, o cancelamento frequentemente acontece muito em cima da data de check-in. Dessa maneira, pode ser difícil ou impossível fazer com que o quarto reservado consiga ser reservado por outra pessoa. A boa notícia é que, por meio de algumas boas práticas, você será capaz de reduzir os cancelamentos em seu hotel. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e confira agora mesmo as nossas dicas!

1. Tenha políticas de cancelamento bem definidas

É importante que o seu hotel tenha uma política de cancelamento bem definida e que ela seja bem clara para os seus clientes. Assim, eles estarão cientes de que poderão ter que arcar com o pagamento de, ao menos, parte do valor, caso abandonem a reserva. Uma ideia interessante é estipular o prazo máximo de 24 horas para o cancelamento da reserva. Caso a desistência ocorra após esse período, o hóspede saberá que terá que pagar pela reserva não utilizada.

2. Ofereça descontos para reservas com pagamento antecipado

Recomenda-se que os hotéis deem descontos para hóspedes que fazem as suas reservas antecipadamente e pagam pela hospedagem no ato da solicitação. Assim, você atrairá o público que planeja as viagens com antecedência com maior facilidade e dificilmente terá essa reserva cancelada.

3. Ofereça mais do que uma simples hospedagem

Seja para atender ao público empresarial ou para atender a turistas, o seu hotel precisa oferecer mais do que uma simples hospedagem. Assim o hotel poderá destacar-se perante a concorrência e reduzir as taxas de cancelamento de reservas. Alguns diferenciais que podem ser oferecidos são o café da manhã e jantar gratuitos, brindes do hotel (como toalhas e acessórios de banho) e passeios turísticos pelos principais pontos turísticos da sua cidade, entre outros.

4. Relembre o hóspede sobre a reserva

Pode não parecer, mas é bastante comum que algumas pessoas façam a reserva antecipadamente e, devido à correria do dia a dia, acabem esquecendo e reservando um novo apartamento em outro hotel. Para evitar casos assim, enviar e-mails com antecedência de cerca de uma semana da hospedagem agendada pode ser uma boa ideia para que o hóspede se lembre da reserva realizada e não se vá para outro hotel concorrente. Sendo assim, manter uma comunicação constante, desde o momento da reserva até a hospedagem, é uma atitude necessária para evitar o abandono de reservas. Vale lembrar que, mesmo seguindo todas essas medidas, em algum momento sempre ocorrerá o cancelamento. Em casos assim, aja com cordialidade com o cliente que está cancelando para que, em outras oportunidades, ela possa se hospedar no seu hotel. Viu só? Reduzir o abandono de reserva em hotel é possível! Que tal agora continuar aprendendo e ler o nosso post que fala sobre as 3 principais vantagens da integração de canais de venda? Certamente será útil para você!

Assine nossa
Newsletter