5 dicas para preparar seu hotel para as festas de fim de ano

O ano está no fim e essa é uma época movimentada e lucrativa para o setor hoteleiro. Por isso, muitos hotéis costumam fechar pacotes que incluem a festa de final de ano, com ceia, champanhe, show de fogos e outras ideias para tornar a data inesquecível. Para ter sucesso na ação, contudo, é fundamental se planejar. É preciso organizar a equipe, definir o cardápio, pensar na decoração, elaborar um plano de marketing específico para a data, entre outros processos. Veja, agora, 5 dicas de como preparar seu hotel para o final de ano.

1. Analise oportunidades e desafios

Antes de começar a decorar o hotel e fechar pacotes, faça uma reflexão sobre as oportunidades e os desafios que o final de ano pode trazer. Revisite as ações dessa mesma época do ano passado e pense sobre o que deu certo, o que deu errado e como melhorar. Tudo saiu como você queria? O hotel atingiu suas metas? Os hóspedes saíram satisfeitos? Quais os pontos mais elogiados e os que receberam reclamações? É preciso aprender com os erros para chegar à perfeição.

2. Planeje as ofertas

A concorrência nessa época é grande e muita gente ainda está analisando as opções. Por isso, ofereça promoções bem planejadas para que o hotel não tenha prejuízo e destaque-se. Você não precisa, necessariamente, baixar os preços. Pode apenas tornar os pacotes mais atrativos, em parceria com fornecedores e outros estabelecimentos da cidade e incluir ceia, show musical, passeios especiais etc. Considere oferecer preços diferenciados para famílias, que são o principal público dessa época. E, se chegar próximo ao dia 25 ou 31 de dezembro e ainda houver vagas, faça promoções para quem deixou para a última hora, sem prejudicar quem reservou com antecedência.

3. Faça um plano de marketing

Depois de definidos os pacotes e promoções, faça um plano de marketing para divulgá-los. Investir na divulgação é imprescindível para atrair o público, pois, como já dissemos, a concorrência é alta nessa época. Por isso, reúna os contatos de quem já se hospedou no hotel e envie um e-mail apresentando a oferta. Além disso, atualize as informações sobre os pacotes em sites de agências de viagem e pesquisa sobre hospedagem. Prepare conteúdos diversificados sobre Natal e Ano Novo para postar nas redes sociais e no site do hotel, citando as ofertas de final de ano. Apresente o menu diferenciado e os extras pensados para a data. Elabore essas e outras ações em conjunto com uma agência de marketing para que sejam efetivas.

4. Analise processos e equipes

Considerando que o movimento no estabelecimento vai aumentar no final de ano, analise se a equipe disponível será suficiente para atender à demanda e se os processos são os mais corretos para a rotina diferenciada. Muito provavelmente, você terá que contratar profissionais temporários para algumas tarefas e mexer nos horários de entrada, saída e na forma de organização da equipe. Faça essa análise com calma, prevendo possíveis contratempos e como solucioná-los.

5. Decore o hotel

Para que os convidados se sintam no clima das festas, decore o hotel com a temática. Não há problema em repetir a decoração do ano anterior, a não ser que não tenha agradado aos hóspedes. Entretanto, verifique os objetos com antecedência, pois eles podem ter quebrado, desbotado ou se deteriorado com o passar do tempo. Tente colocar alguma novidade na decoração para o caso de receber aqueles hóspedes fidelizados. E então, gostou dessas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática. Não perca tempo e organize hoje mesmo o seu hotel para a festa de final de ano. Uma boa ideia para começar é compartilhar este post nas suas redes sociais. Que tal fazer isso?

Assine nossa
Newsletter