Como disponibilizar os quartos dos seu hotel em vários canais e aumentar as vendas

Conheça cinco dicas para melhorar a disponibilidade de seus quartos e aumentar as vendas

A rotina do hoteleiro para garantir mais reservas não é simples. Demanda muito tempo de planejamento e de esforço para administrar os canais de vendas, o site do hotel e toda a gestão interna no seu dia a dia.

Mesmo com as facilidades da internet, como os canais de vendas de reservas online e os sites de busca especializados em viagens, é um grande desafio manter todos os quartos disponíveis visíveis para seu público e transformar isso em mais reservas.

Então, resolvemos mostrar cinco dicas de como disponibilizar os quartos do seu hotel em múltiplos canais e aumentar suas vendas. Acompanhe!

Vantagens de uma boa distribuição

Todos os contatos que os hóspedes fazem, como ligações, e-mail ou até mesmo as vendas que acontecem na recepção (walk-in), são chamadas de vendas diretas e grande parte delas são iniciadas no site do hotel.

Neste sentido, o site do hotel ou da pousada tem um papel muito importante na relação com o hóspede. Mas ele sozinho não consegue captar todos os clientes possíveis e manter suas reservas sempre em alta.

Por isso, manter seu hotel ou sua pousada presente nos mais diversos canais de venda é, indiscutivelmente, uma excelente opção para ser visto por um número ainda maior de hóspedes.

É aí que entra o fator da encontrabilidade: a capacidade que um site tem de ser encontrado facilmente por um usuário ou por um metabuscador

Uma distribuição bem feita, apoiada por softwares eficientes, põe seu hotel à frente da concorrência.

Confira os quatro benefícios de automatizar os processos do seu hotel

Um exemplo de tecnologia eficiente é o Sistema Central de Reservas (CRS), uma ferramenta on-line que permite administrar, em tempo real, a distribuição de reservas, independentemente de elas virem de agências, canais diretos ou de outros parceiros e canais de vendas.

O sistema CRS permite trabalhar em contato direto com cada um deles. Tudo isso de forma unificada. Se você receber ao mesmo tempo três reservas de três agências diferentes e mais um cliente direto, será possível processar todas elas e ainda evitar o conflito de dados.

Para ter uma boa distribuição, ou seja, divulgar seus quartos no maior número possível de canais além do seu site, como agências on-line (OTAs), vamos dar cinco dicas. Com elas, é possível aumentar suas vendas consideravelmente, pois terá seu hotel divulgado em mais canais.

Cinco dicas para aumentar as reservas em seu hotel

Estar presente nas redes sociais não é mais opcional: já se tornou fundamental para o crescimento dos seus negócios, sobretudo se você busca fortalecer os diferenciais competitivos do seu hotel.

1 – Invista em um Channel Manager

Independentemente do tamanho do seu hotel ou da sua pousada, investir em um Channel Manager é essencial para aumentar as vendas e fortalecer a disponibilidade de seus quartos nos canais de venda.

Ao escolher um Channel, as reservas podem aumentar consideravelmente, e isso também significa gerar mais receita para o hotel. 

Glossário da distribuição hoteleira: tudo o que você precisa saber para dominar o mercado!

Atuando como gerenciador de canais, o Channel Manager permite que a disponibilidade de quartos seja atualizada, centralizada e automatizada em uma única plataforma. Assim, tarifas e inventários estarão de forma organizada em todos os canais de venda que o gestor do hotel decidir investir.

Dessa forma, a estratégia de preços é otimizada e, em consequência, as receitas do hotel aumentam, pois, com poucos cliques, é possível alterar valores e outros dados, além de incluir descrições padronizadas e fotos dos quartos e serviços disponíveis.

2 – Aposte na reserva direta

Um site atraente, com boas fotos, alguns vídeos do hotel ou da região convidando o viajante a se hospedar são, certamente, boas pedidas para atrair mais turistas. Esse site precisa ter também uma descrição clara dos quartos e serviços disponíveis. 

Ofertas e promoções são outros destaques que costumam chamar a atenção do futuro hóspede ao acessar o site do hotel. E o que não pode faltar é um bom motor de reservas.

O motor de reservas, ou booking engine, como também é conhecido, é um sistema de gerenciamento de reservas. Ou seja, um método de trazer a tecnologia utilizada pelas OTAs para o próprio site do seu hotel.

O sistema de reservas on-line com um motor, para muitos donos de hotéis, representa a possibilidade de realizar vendas diretas. Mas, na verdade, é muito mais que isso. 

A partir do momento em que o cliente conta com uma ferramenta on-line para realizar as reservas no seu site, ele está se relacionando diretamente com você.

Uma pesquisa realizada pela MindMiners/PayPal revelou que a maioria dos brasileiros (64%) prefere utilizar a internet para contratar serviços de hospedagem. Fica claro que estar na internet e incluído entre os sites consultados para reservas é essencial.

O motor de reservas deve estar em harmonia com um conjunto de estratégias de marketing colocadas em seu site e em campanhas on-line. Ao escolher o design e o conteúdo da página, por exemplo, você precisa pensar no que o seu público gostaria de ver. Sobre marketing, falaremos um pouco mais a seguir.

3 – Planeje o seu marketing

Antes de pensar sobre marketing como uma série de ações para atrair mais hóspedes e vender mais, é preciso entender o seu hotel ou sua pousada como uma marca e trabalhar em cima disso. 

O branding é a estratégia usada para tornar sua marca positivamente reconhecida e, no marketing, isso é fundamental antes de mais nada. Por isso é importante investir em branding.

Pensando isso, é primordial planejar a estratégia de marketing com um plano elaborado não só no mundo on-line, mas também off-line, com ações e parcerias que podem, de forma considerável, aumentar suas vendas diretas.

Seja pela criação de ações promocionais em datas especiais ou com o investimento no marketing digital, um bom plano de marketing precisa conter objetivos a ser alcançados, prazos para realizar cada etapa e todas as tarefas que serão cumpridas ao longo do tempo de ação deste plano.

Para o marketing digital, uma boa aposta é no marketing de conteúdo, uma estratégia em constante crescimento. A produção de conteúdos relevantes que resolvem problemas dos hóspedes e potencializam a relação entre empresas e clientes entrega valor e gera uma percepção positiva, resultando em mais oportunidades de negócio.

Além de produção de conteúdo, o marketing digital tem outras ferramentas que podem ser exploradas:

  • vídeos institucionais do seu hotel ou da região onde ele está localizado
  • perfis nas redes sociais com planejamento alinhado ao plano de marketing
  • anúncios para hotéis no Google AdWords
  • boas fotos da cidade no Instagram do hotel
  • parcerias com influenciadores digitais

Download gratuito do eBook de Marketing Digital para hotéis e pousadas

4 – Ofereça descontos

Manter as tarifas organizadas é o primeiro passo antes de anunciar seu hotel em diversas OTAs. É preciso definir preços para cada categoria de quarto, época do ano, temporada, dia da semana e feriados.

Assim, oferecer descontos dentro dessa organização fica mais fácil e atrai mais hóspedes. Promoções em datas especiais, quando bem divulgadas nos canais e plataformas de vendas, atraem bastante e podem ser utilizadas em períodos de baixa estação, por exemplo.

Dessa forma, a estratégia de promoções e descontos deve entrar no seu planejamento desde o início. E por mais que seja uma tarefa trabalhosa, é de extrema importância e não pode ser feita de qualquer maneira.

Então faça uma profunda avaliação do seu hóspede, do contexto onde o seu hotel se encaixa (hotel voltado ao público executivo ou uma pousada na praia, por exemplo). Só após essa avaliação será possível determinar as melhores tarifas e promoções, entregando um preço justo aos hóspedes e conversando com as expectativas de gestão e receita.

5 – Aproveite a avaliação dos hóspedes

O impacto de uma avaliação positiva ou negativa sobre o seu hotel na internet gera consequências significativas. Por isso é importante considerar essas avaliações dos hóspedes em páginas como Booking e TripAdvisor. Elas podem ser usadas no site do seu hotel e nas redes sociais, como forma de gerar confiança para o futuro hóspede.

Mas para conseguir boas avaliações, algumas medidas precisam ser tomadas, como investir na qualidade do serviço e das instalações do seu hotel. Essa qualidade é o que fará com que seus hóspedes deixem boas notas e comentários positivos.

Caso o comentário seja negativo, mostre sua preocupação em entender as dores e os inconvenientes que seu hóspede enfrentou e use as críticas para identificar pontos de melhoria no seu hotel.

Mostre ao seu hóspede que a opinião dele é importante e que você está trabalhando para melhorar o seu serviço.

Então fique atento ao que andam comentando sobre seu hotel ou sua pousada nas páginas de viagem e busque sempre manter a qualidade. Sempre que possível, responda aos seus hóspedes com um agradecimento ou uma possível resolução do problema, para que ele se interesse em retornar.

Planeje sua estratégia de vendas

Pensar estratégia de vendas é algo desafiador, principalmente porque é preciso conhecer muito bem o mercado hoteleiro. Uma boa análise desse mercado determina a classificação do seu hotel em relação à concorrência. Saber definir seus competidores por origem tem implicações diretas para a definição de preços nas OTAs. 

Essa análise pode ser feita por meio de uma análise SWOT. Com a matriz SWOT, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças enfrentadas, interna e externamente, estarão claras para todos.

Pela matriz SWOT você pode, por exemplo, analisar o desempenho do seu hotel nos canais de venda, nota, critérios de posicionamento (ranking das páginas) etc.

Além da matriz de forças e fraquezas, seu hotel precisa contar com um time de reservas de alta produtividade, com processos bem definidos e uma rotina clara para que a equipe de vendas tenha excelentes resultados.

Planejar uma estratégia de vendas para hotéis (e para outros segmentos) exige, além de inteligência comercial, muita expertise no assunto; dessa forma, é possível que não consiga desenhá-la por conta própria.

Em um mercado competitivo como o hoteleiro, uma decisão errada pode significar prejuízos gigantes para o negócio.

Você pode contratar uma ferramenta que garanta, em contrato, o aumento de 30% nas suas reservas e que se baseie em todos os conceitos apresentados.

Gostou do conteúdo? Então confira estes três artigos que podem ajudar você a melhorar a gestão do seu hotel:

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.100 Hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, a Omnibees permite maximizar a receita dos seus clientes por meio da otimização do preço ou da redução dos custos operacionais.

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado