O que meu hotel pode aprender ao fazer a análise de concorrência?

O seu concorrente não é, em hipótese alguma, um inimigo em potencial. Fazer a análise da concorrência é mais importante — e interessante — do que se pode imaginar. Essa pesquisa precisa ser feita no início da vida do empreendimento e refeita constantemente para melhores resultados.

Com uma análise da concorrência feita de forma correta, é possível obter as respostas de muitas questões, como:

Essas e tantas outras perguntas são imprescindíveis para o sucesso do seu hotel, e a concorrência pode respondê-las diretamente.

Dessa forma, você e seu hotel podem aprender muito com a análise da concorrência e tirar lições relevantes, inclusive observando as vantagens competitivas que eventualmente o empreendimento possa ter.

Entenda o funcionamento das estratégias de marketing digital dos concorrentes

As estratégias de marketing de conteúdo usadas pela concorrência podem mostrar muitos segredos do sucesso dos outros empreendimentos. Portanto, ficar atento a isso ajuda a produzir materiais cada vez melhores e que chamam a atenção do seu público.

O conteúdo que eles estão produzindo e compartilhando — inclusive a frequência com que isso está sendo feito —, os CTAs (call to action) utilizados, a linguagem e até mesmo a pesquisa de palavras-chave da concorrência são de extrema importância.

Preste atenção ao engajamento dos hóspedes na concorrência

Entrar nas plataformas digitais — inclusive nas redes sociais — dos seus concorrentes e observar a interação dos seguidores e fãs com o hotel faz parte da análise da concorrência. Dessa forma é possível entender o engajamento do público e sua satisfação com o empreendimento.

Ler os comentários e feedbacks dos clientes permite entender a experiência do usuário. Assim você saberá exatamente o que fazer (ou não) para que os hóspedes se fidelizem ao seu hotel — pois são eles que vão atribuir sucesso ao empreendimento.

Aprenda com os erros e acertos de outras empresas

Faça da concorrência uma aliada para ter a melhor fonte de informações e dados relevantes para o seu hotel, não tendo-a como um inimigo. Isso se chama benchmarking, e feliz é a empresa que sabe usar essa prática corretamente ao seu favor.

Por meio de uma boa análise da concorrência, observando as estratégias de marketing utilizadas e o entrosamento dos hóspedes, você obterá todos os erros e acertos dos outros hotéis, permitindo continuar o que está dando certo e corrigir o que não é do gosto da persona.

Inspire-se sem copiar

Seja original, único, sempre você mesmo. É muito interessante inspirar-se no concorrente, mas nunca copie as técnicas usadas. Sem falar que, dependendo da “cópia”, caracteriza-se como plágio, o que é crime — isso automaticamente mancha a imagem do seu hotel.

Existem muitas coisas que podem ser feitas originalmente. Fotos, vídeos, depoimentos e cases de sucesso: tudo isso (e muito mais) é intransferível e do seu hotel. Preparar um bom material faz parte de uma análise da concorrência feita da maneira certa.

Se você ainda tem dúvidas sobre o tema ou qualquer assunto do setor hoteleiro, entre em contato conosco que buscaremos solucionar os seus problemas da melhor maneira possível!

Assine nossa
Newsletter