5 indicadores de performance para medir o desempenho do seu hotel

Em meio a um número cada vez mais expressivo de concorrentes, gerir um hotel com base em indicadores de performance passou a ser essencial para acompanhar o desempenho do empreendimento.

Além disso, esses indicadores permitem que você promova uma gestão estratégica do hotel, reduzindo o risco de ser surpreendido pelas variações da economia e, até mesmo, identificando gaps nos processos internos.

Quais são os principais indicadores de performance?

Existem diversos indicadores que você pode utilizar na gestão do seu hotel. Alguns, inclusive, são mais indicados do que outros para determinados tipos de empreendimento.

Mas, a seguir, listamos 5 indicadores de performance que, se você ainda não usa, deve implantar imediatamente. Confira o que cada um deles pode mostrar:

1. Taxa de Ocupação (TO)

A taxa de ocupação nada mais é do que o número de quartos ocupados dividido pelo número de quartos disponíveis em determinado período.

Trata-se de um indicador de performance importante para identificar os períodos de maior e menor ocupação, permitindo que estratégias de vendas e marketing melhorem os resultados, mesmo em baixa temporada.

Como esse indicador varia conforme o ano, é válido lembrar que ele não deve ser considerado separadamente, pois 80% de ocupação em alta temporada não representa o mesmo que um igual valor em baixa temporada.

2. Receita por Quarto Disponível (RevPAR)

Oriundo do inglês Revenue Per Avaliable Room, esse indicador representa o valor médio gerado pelas hospedagens por meio da receita total com hospedagens dividida pelo número de quartos disponíveis no período.

Ele é fundamental para avaliar se a movimentação do hotel está refletindo positivamente nos resultados financeiros. Afinal, altos índices do RevPAR significam o aumento da taxa de ocupação ou do valor das tarifas. O RevPAR é um indicador básico do setor hoteleiro, mas se seu hotel oferece muitos serviços extras, é interessante acompanhá-lo em conjunto com o TrevPAR (Receita Total por Quarto Disponível).

3. Diária Média (ADR)

Com a ADR (Average Daily Rate), é possível obter o valor da diária média e comparar os preços do seu hotel com os de concorrentes do mesmo nível. Calcula-se a diária média a partir da receita total dividida pelo número de quartos disponíveis no mesmo período, chegando à performance do hotel.

É válido ponderar que se a taxa de ocupação crescer, mas a ADR se mantiver estagnada, estará no momento de rever o valor da diária do hotel para não gerar prejuízo.

4. Índice de Comparação com a Concorrência (MPI)

O MPI (Market Penetration Index) é utilizado para comparar quantos hóspedes optam pelo seu hotel em detrimento dos demais disponíveis.

Esse indicador de performance é calculado com base na opinião dos hóspedes ou pela ocupação total do seu hotel dividida pela ocupação do mercado. O quociente dessa operação é multiplicado por 100 para ter o índice do seu estabelecimento.

Trata-se de uma informação importante para avaliar se suas estratégias de marketing estão coerentes com o perfil do cliente de seu hotel e apresentando resultados em comparação com a concorrência.

5. Grau de satisfação dos hóspedes

Por meio de ferramentas simples, como a NPS (Net Promoter Score) ou pesquisas de satisfação mais completas, é possível identificar o grau de satisfação dos hóspedes.

Saber o quanto seus clientes estão satisfeitos é fundamental para identificar gaps nos processos internos. Principalmente quando a pesquisa é desmembrada. Ou seja, feita por setores do seu hotel, como serviço de quarto, recepção e restaurante.

A satisfação pode ser calculada dividindo o número de hóspedes que se afirmaram satisfeitos pelo total de hóspedes no período.

Quais indicadores devo usar no meu hotel?

Cada hotel tem características próprias e demanda que os indicadores de performance sejam adaptados à sua realidade. Por exemplo, se o seu hotel é um empreendimento de nicho ou muito diferenciado, dificilmente, ele terá concorrentes diretos com os quais comprar o MPI ou justificar mudanças na ADR.

No entanto, alguns indicadores de performance são fundamentais para qualquer hotel, como o grau de satisfação. Afinal, é preciso atender bem o cliente e lidar com suas reclamações.

Gostou do nosso conteúdo? Agora, aproveite para descobrir como lidar com reclamações de hóspedes nas redes sociais.

Assine nossa
Newsletter