Por que adotar estratégias de marketing de conteúdo no meu hotel?

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo para o seu hotel pode melhorar o posicionamento da sua marca e o relacionamento com seu público, sem a necessidade de grandes investimentos.

Além disso, é uma política regular e constante que, conforme o tempo passa, conquista mais facilmente novos clientes e, ao mesmo tempo, mantém os atuais. Por isso, elaboramos esta postagem para você, detalhando essas vantagens que citamos e algumas outras. Confira!

O marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia na qual a empresa disponibiliza material (conteúdo) para o seu público como forma de atraí-lo e manter relacionamento com ele. Esta postagem que você está lendo é um exemplo, mas também é possível usar vídeos, infográficos, áudios, e-books e outros materiais. No entanto, existem algumas características que completam a definição. São elas:

  • foco em uma persona: o conteúdo deve ser direcionado a um personagem que represente os seus clientes de forma a permitir algo muito próximo de um diálogo pessoal;
  • resposta a uma pergunta: quando alguém faz uma pesquisa no Google, por exemplo, está buscando uma resposta sobre um tema, que deve ser respondida pelo conteúdo para satisfazer essa necessidade;
  • educação sobre um assunto: um bom conteúdo ajuda a persona a resolver um problema com o qual ela convive;
  • alinhamento à jornada de compra: o publico segue um caminho até se tornar cliente, iniciando como visitante, passando a interessado em informações e, em seguida, como curioso sobre o serviço, para, por fim, tornar-se contratante. O marketing de conteúdo entrega materiais específicos em cada etapa, buscando migrar o possível hóspede para a seguinte.

A importância da estratégia de marketing de conteúdo

Na atualidade, as pessoas vivem apressadas e não estão mais tão disponíveis para os chamados contatos frios, aqueles nos quais alguém recebe uma chamada de uma empresa que não conhece, oferecendo um produto qualquer.

Além disso, elas podem buscar informações por si mesmas e estão o tempo todo pesquisando na Internet. Quando alguém vai viajar para um local desconhecido, seja a passeio, seja a trabalho, é difícil imaginar que procure informações em outro meio que não a Internet.

Nesse momento, existem pessoas buscando informações turísticas sobre a sua região, promotores de eventos pesquisando sobre detalhes de sua profissão e operadores de turismo sobre a deles. A gestão de conteúdo é uma forma de você estabelecer diálogo com eles.

O foco no público certo

A estratégia funciona melhor com o direcionamento para uma persona porque públicos diferentes fazem pesquisas diferentes, têm problemas diferentes e, consequentemente, procuram suas próprias respostas.

Ao adotar a prática, o hotel passa a interagir mais com essa audiência e melhora o foco em quem está mais propenso a fazer uma reserva. O acompanhamento da jornada de compra também contribui para identificar esse momento ideal de abordagem.

O posicionamento como especialista

Ao receber conteúdo relevante e de qualidade, o possível hóspede entende que sua equipe é especialista no que faz e isso contribui para um bom posicionamento de sua marca. Por isso, o ideal é que você produza um material adequado para cada público de interesse, como pessoas físicas, empresas e produtores de eventos.

A facilidade de acompanhamento de resultados

O marketing digital tem a característica de fornecer informações detalhadas sobre quantidade de acessos, o nível de engajamento, a taxa de abandono e outros indicadores que permitem acompanhar os resultados e aprimorar a estratégia com facilidade.

O relacionamento com o seu público

Outro ponto fundamental é que a estratégia permite adotar práticas diferentes para cada grupo de clientes. Assim, aquele hóspede que esteve no hotel pode passar a receber um conteúdo adequado ao seu caso.

Desse modo, sua estratégia de marketing de conteúdo permite manter um relacionamento contínuo e fazer-se lembrar, mas enviando um material relevante e de interesse do hóspede. Isso demonstra atenção sem ser invasivo ou incômodo.

Gostou deste conteúdo? Agora, deixe seu comentário nesta postagem. Sua opinião é muito importante para nós!

Assine nossa
Newsletter