5 dicas para fazer um controle de inventário eficiente em seu hotel

Manter um controle de inventário no hotel é um dos processos mais importantes para assegurar a eficiência do seu negócio. Uma vez que, com uma lista de todos os bens e materiais constantemente atualizada, evita-se uma série de ameaças contra a gestão. Através da gestão de inventário, o hotel se planeja e antecipa curvas de variação entre oferta e demanda evitando quartos vazios e desperdícios de investimentos, além de identificar possíveis problemas precocemente e ainda melhora o atendimento ao cliente. Portanto, os riscos de ignorar esse procedimento são grandes, tais como custos inesperados que podem afetar o fluxo de caixa do hotel. Para que você consiga executar um controle de inventário eficiente e aumentar a rentabilidade do seu hotel, separamos essas 5 dicas. Confira:

1. Crie uma estratégia equilibrada

Para um gerenciamento de inventário efetivo, é preciso compreender, supervisionar, e controlar o estoque de quartos do seu hotel frequentemente. Analisando o inventário do seu hotel de forma regular e equilibrada, você pode fazer ajustes para se antecipar aos momentos de picos e às exigências na demanda. Empregando uma estratégia que te possibilite ter controle sobre a gestão de quartos do seu hotel, nesses momentos de pico, você consegue escolher as reservas de valores mais altos, implantar descontos e outros incentivos para atrair os clientes em épocas com menos volume de reservas.

2. Monitore a demanda e as tendências de vendas

O monitoramento da demanda e das tendências de vendas por meio de um gestor de canais permite que seu hotel administre o inventário em tempo real. É fundamental, também, que toda a sua equipe esteja inteirada dessas informações. O seu pessoal precisa saber, por exemplo, quais preços devem cobrar e descontos ou promoção que podem oferecer. Vale ressaltar que essa centralização é ainda mais importante para os hotéis que recebem uma grande quantidade de reservas pelo telefone, como em call centers ou sistemas de centrais de reservas.

3. Defina uma pessoa responsável

Para propiciar um controle de inventário eficiente em hotéis, é importante contar com uma pessoa preparada para o trabalho. Encontrar o colaborador certo, que exerça sua função sempre motivado e saiba a maneira adequada de manter o inventário atualizado, fará toda a diferença na empresa. Caso seja necessário, o indicado é formar uma equipe com o mesmo pensamento. Não queira economizar na preparação do seu pessoal, pois, tudo isso refletirá nas condições de atendimento prestado ao hóspede.

4. Utilize técnicas de Revenue Management

O Revenue Management (RM) é uma estratégia que visa maximizar a receita do hotel adotando técnicas para vender o produto certo, para a pessoa certa, na hora certa e cobrando o preço certo. Mais do que isso, o RM é uma forma de gerenciar oferta e demanda, de modo que seu hotel possua mais controle sobre o inventário e tenha condições para dispor de opções de tarifas, datas e categorias. Ou seja, é uma prática para sua empresa não perder venda e efetivá-la da melhor maneira possível.

5. Use a tecnologia para facilitar o processo

A forma tradicional de controlar o inventário contava com intenso tráfego de papéis entre empresa, fornecedor e cliente, além de inúmeras planilhas e processos redundantes. Porém, com o avanço da tecnologia e o advento da Internet, a atividade tornou-se mais eficaz. Atualmente, automatizar os processos em hotéis é certeza de melhoria em todos os processos internos, de maneira simples e eficiente. Usando a tecnologia no controle de inventário em seu hotel, você perceberá competência e facilidade para reduzir ainda mais os erros, aumentar a produtividade, garantir segurança de dados e otimizar a tomada de decisão. Em suma, o controle de inventário em hotéis proporciona menos desperdício e mais lucro. Isto é, potencialização radical dos rendimentos do negócio. Agora que você entende a importância de manter um controle de inventário eficiente em seu hotel e domina nossas orientações para fazer isso da melhor forma possível, o que acha de conhecer outras 8 dicas para se tornar um gerente de hotel de sucesso?

Assine nossa
Newsletter