Marketing hoteleiro: como criar conteúdo relevante para o público?

O velho e conhecido jargão "propaganda é a alma do negócio" nunca fez tanto sentido! Mas, entre ofertar um serviço, conquistar e conseguir manter o cliente há uma distância considerável. Produzir conteúdo de qualidade para fazer o marketing hoteleiro pode encurtar de maneira significativa esse caminho. Tem dúvidas sobre como aumentar o número de visitas do site de seu hotel ou fidelizar seus clientes por meio de uma estratégia de marketing? Mostraremos, neste texto, como a produção de conteúdo relevante pode ajudá-lo a construir uma boa reputação para o seu hotel e atingir esses objetivos. Confira!

A importância do conteúdo

O que é que todo viajante tem em comum? Independentemente dos motivos pelos quais viajam, a maioria dos turistas costuma fazer pesquisas relacionadas aos seus destinos. Opções de entretenimento na cidade, tipos específicos de restaurantes e pontos turísticos são alguns aspectos de interesse das pessoas que programam uma viagem. Nesse caso, conteúdo relevante é aquele texto ou vídeo que ajuda a pessoa a encontrar a informação pela qual procura. Percebeu a importância disso? Se você quer prender a leitura do seu possível cliente e fazer com que ele opte pelos seus serviços, é fundamental manter posts interessantes no site ou blog do hotel.

A relevância das informações

A ideia por trás do conceito da produção de conteúdo é muito simples: ofereça dicas e informações valiosas para atrair a atenção do seu público. A estratégia, é claro, precisa ir além. Ninguém gosta de clicar em um link com o título chamativo e descobrir, em poucos segundos, que as informações ali presentes não são interessantes. Um bom conteúdo possui informações e dicas genuinamente úteis, um ritmo capaz de manter a atenção do leitor e, finalmente, um convite: a chamada para a ação. É isso que fará com que ele simplesmente não consuma o seu conteúdo e vá embora. É nesse momento que você pode oferecer mais dicas de viagem ou promoções de hospedagem em troca de um cadastro em uma lista de e-mail. Ao final do dia, o objetivo do post não é somente o de atrair o futuro hóspede, mas também o de prestar assistência para que ele possa usufruir o máximo de sua estadia. Essa ação certamente mudará a opinião dele sobre o hotel, pois perceberá o quão útil aquele estabelecimento está sendo para a sua viagem.

A escolha dos assuntos para o marketing hoteleiro

Um conteúdo não terá utilidade se ele não for consumido. Para garantir que isso não aconteça, é necessário escolher bem os assuntos que serão abordados em seu blog. Aqui estão algumas dicas:
  • sempre fique atento ao calendário de eventos da sua cidade. Artigos sobre shows são boas iscas para aumentar as reservas, visto que muitas pessoas viajam por esse motivo;
  • identifique o perfil dos seus hóspedes e produza conteúdos baseados nisso. Pequenos hotéis que geralmente recebem mochileiros, por exemplo, terão um foco de conteúdo diferente do adotado por hotéis que costumam receber um público corporativo;
  • busque conhecer mais sobre as opções de entretenimento que atendam ao perfil de cada público e faça conteúdos no formato de lista com elas;
  • sempre utilize boas imagens para ilustrar o seu texto. Isso ajudará o leitor a ter mais interesse pelo assunto. Além disso, escolha imagens chamativas para a capa do texto. Isso é crucial para atrair a atenção nas redes sociais;
  • caso você sinta dificuldades para executar os processos de planejamento das publicações, considere buscar ajuda profissional para isso. Esse é um investimento que compensa.
O seu hotel pode ter melhores resultados mesmo em tempos de crise. Para isso é preciso atrair as pessoas que já estão planejando uma viagem ou dar aquele empurrãozinho por meio do marketing hoteleiro bem planejado para incentivar quem está em dúvida sobre a viagem. Quer mais dicas para melhorar a gestão do hotel e alavancar os negócios? É só assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma informação!

Assine nossa
Newsletter