Como escolher um software para otimizar as vendas do hotel?

Decidir como escolher um software pode ser uma tarefa trabalhosa. Existem várias soluções disponíveis e nem sempre somos atendidos por um profissional que conhece a nossa realidade. A primeira dica é que você não se concentre nas funcionalidades do sistema, mas parta das suas necessidades. Se você listar o que precisa, vai facilitar todo o processo. Além disso, vai evitar investir em uma solução cheia de funções maravilhosas que você não usa. Mas não tente determinar como deve ser o sistema. Você deve partir dos seus problemas e deixar que o desenvolvedor do software lhe apresente uma solução. Quer entender melhor como fazer isso? Então continue a leitura do post!

Como encontrar um fornecedor?

O seu primeiro passo é encontrar uma empresa capaz de contribuir com uma solução. Não adianta negociar com alguém que conhece muito bem o sistema que oferece mas que não seja capaz de aplicar esse conhecimento para lhe apresentar uma solução. As melhores empresas de software sabem que não resolvem todos os problemas de todas as empresas. Elas focam em um ou mais ramos de atividade e desenvolvem soluções específicas. Isso é ótimo! Essas empresas já têm experiência no atendimento de hotéis como o seu, falam a mesma língua que você e não precisam desenvolver do zero funções que todo hotel precisa.

Como escolher um software que otimize as vendas?

Agora podemos partir mais diretamente para o desenvolvimento do tema da nossa postagem. Para lhe ajudar a identificar suas necessidades e os problemas que precisa resolver, vamos listar algumas questões comuns na hotelaria.

Informações espalhadas e desorganizadas

É comum que as informações referentes às reservas e transações das OTAs estejam armazenadas nas diversas plataformas dos parceiros. Na hora de analisar e registrar os negócios que você tem com a Booking.com, Decolar, Expedia e outros canais, por exemplo, o responsável precisa entrar na extranet de cada uma dessas empresas. Se for o seu caso, uma solução que automatize o fluxo de reservas, organize e consolide informações desses canais seria de grande ajuda para o seu hotel, não é mesmo? O mesmo problema costuma ocorrer com informações das operadoras e até internamente, quando não há possibilidade de integração com filiais e o site, impedindo que os clientes façam a reserva online, por exemplo. Os hóspedes darão preferência a reservar pelo site se notarem uma tela intuitiva e prática. Se eles precisarem ligar ou enviar uma mensagem, provavelmente vão preferir outro hotel que disponibilize um site que facilite a vida deles.

Critérios e cálculos de tarifação

Outro problema comum é o tempo perdido com cálculos de tarifação. É preciso estar atento à taxa de ocupação, ao pagamento de comissões e negociações especiais com clientes corporativos, por exemplo. Se for o seu caso, opte por um sistema que permita estabelecer critérios de cálculo e automatizetodo o processo — pois ele vai lhe proporcionar um ganho inestimável.

Acesso a informações essenciais

A área de vendas precisa de diversas informações para a tomada de decisões estratégicas. Muitos hotéis têm dificuldade de levantar indicadores de performance, dados sobre a concorrência e tendências de mercado. Grande parte dessas informações está no seu computador. Um sistema que seja capaz de organizá-las para você em relatórios fáceis de manusear vai facilitar a sua análise.

Controle do relacionamento com os hóspedes

A comunicação com os clientes, incluindo o uso das redes sociais para postagens e promoções, pode ser uma tarefa trabalhosa, mas esse é um trabalho importante para conseguir engajar os seus hóspedes, encantando cada um deles com uma atenção que supere suas expectativas. O problema é que com tantas possibilidades de relacionamento proporcionadas pela tecnologia e sem recursos que trabalhem com a mesma velocidade, fica difícil manter um bom ritmo de publicações e interações. Com esses exemplos você já sabe como escolher um software. Agora basta pensar em outras necessidades e problemas que você precisa resolver enquanto entra em contato com um fornecedor. Evite protelar essa decisão! Investir em uma solução adequada melhora sua produtividade e sua lucratividade. Você não quer deixar passar mais um dia sem obter ganhos que estão diante de você! Confira como podemos ajudar você a solucionar essas e outras dores que enfrenta no dia a dia. Entre em contato conosco!

Assine nossa
Newsletter