CONHEÇA 4 soluções tecnológicas para hotelaria

Gestão de quartos, controle de reservas realizadas, gerenciamento de pessoal... em um hotel, é muito complexo cuidar de todas as tarefas utilizando ferramentas desatualizadas e processos offline. Por isso, os gestores de meios de hospedagem, independente do porte do negócio, podem (e devem!) se beneficiar das novidades e soluções tecnológicas voltadas para a área. Mas quais são elas? Atualmente, existem diversas ferramentas que podem otimizar o dia a dia do negócio. Pensando nisso, preparamos uma lista resumida com algumas das soluções tecnológicas já disponíveis para hotéis, bem como suas funções e vantagens. Confira!

1. Sistema de gerenciamento de reservas

Um sistema de gerenciamento de reservas, é hoje uma ferramenta indispensável para um gestor hoteleiro na medida em que oferece diversos benefícios percebidos no dia a dia da operação de um hotel. Além de tornar o processo totalmente online, integrado e automatizado, um sistema de gerenciamento de reservas possibilita ao responsável por essa área, ter uma visão ampla e clara do andamento das operações de seu hotel. Isso inclui conteúdos, fotos, gestão de tarifário e disponibilidade, políticas, confirmações, cancelamentos e projeção de check-ins, por exemplo. Atualmente, gerir o universo de ferramentas tecnológicas de um hotel juntamente com todas as outras tarefas da rotina de um meio de hospedagem é desafiador. Por isso, para vender mais, uma plataforma para o gerenciamento de reservas é fundamental.

2. Software de gestão de RH

Um bom software de gestão de RH é de suma importância para otimizar suas rotinas de departamento pessoal. Por meio dele, você poderá administrar melhor os turnos, tarefas e engajamento dos colaboradores do hotel. Uma solução de software na gestão de seus recursos humanos também permite que se economize espaço com arquivos físicos, possibilitando a criação de um banco de dados digital com as informações cadastrais de todos os seus colaboradores. O sistema também possibilita a integração de funções como gestão do ponto e da folha de pagamento, além de gestão de férias e geração de relatórios individuais dos funcionários do hotel. A gestão eficiente e online de recursos humanos do hotel é essencial para garantir tranquilidade nesta tarefa que não é nada fácil de ser administrada. Por isso, não deixe de dar a devida importância para esta gestão e obtenha benefícios ao adotar uma solução tecnológica para este fim.

3. Software para gestão financeira

Dada a complexidade de gerir as finanças de meios de hospedagem como pousadas e hotéis de pequeno a grande, há diversas soluções para este fim disponíveis no mercado. Essas soluções facilitam a gestão financeira registrando receitas, despesas, pagamentos a fornecedores e recebimentos de comissões por exemplo. De maneira online, é possível registrar, acessar e visualizar com segurança as informações e ter uma visão instantânea da performance financeira do hotel ou pousada. Isso proporcionará mais dinamismo e segurança para a gestão das finanças do estabelecimento. Independentemente do porte do hotel ou pousada, há soluções que vão desde softwares de auto-gestão que são menos complexos e mais baratos até softwares mais robustos e com maior custo além de ser necessária uma implementação assistida, dada a complexidade do negócio e processo.

4. Aplicativos para hóspedes

Outra possibilidade tecnológica para otimizar a gerência de um hotel e também o atendimento ao cliente é o uso de aplicativos específicos para a interface com o hóspede. Por meio deles, é possível fornecer aos hóspedes informações sobre toda a programação do estabelecimento, como horários de check-in e check-out, café da manhã, wi-fi, entre outras atividades. Com o uso de aplicativos, é possível, até mesmo, comunicar-se com a recepção e solicitar serviço de quarto, tudo via smartphone. Essas ferramentas fornecem aos hóspedes que querem este tipo de serviço, a possibilidade de acessar informações rapidamente além de indicar necessidades de manutenção ou suporte na hora exata em que acontecem, gerando um grande benefício ao atendimento. Agora que você já conhece um pouco mais algumas soluções tecnológicas para hotéis, não deixe de colocá-las em prática em seu negócio. Os resultados certamente serão satisfatórios, uma vez que os softwares favorecem a modernização da gestão do hotel, seja financeira, operacional ou até mesmo de relacionamento e fidelização de hóspedes. Quer conhecer mais ferramentas tecnológicas para a gestão de vendas, marketing e distribuição de hotéis? Não deixe de entrar em contato conosco, estamos prontos para ajudar!

Assine nossa
Newsletter